Rede estadual de Goiás registra menor índice de abandono escolar dos últimos três anos
- há 1 hora
- 1 min de leitura
Com o desempenho registrado, Goiás passou a apresentar índice inferior à metade da média brasileira
DM

Goiás apresentou melhora nos principais indicadores do ensino médio da rede estadual. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostraram que a taxa de abandono escolar caiu de 1,8% em 2022 para 1% em 2025, redução de 44%.
Com o desempenho registrado, Goiás passou a apresentar índice inferior à metade da média brasileira. Em 2025, o abandono escolar no país ficou em 2,2%, percentual mais que duas vezes superior ao verificado nas escolas estaduais goianas.
Os indicadores também apontaram redução significativa na reprovação. O percentual caiu de 3% para 1,2% no período analisado, resultado que representa diminuição de 60% e reforça o avanço do desempenho educacional na rede pública estadual.
Outro indicador apresentou evolução importante. A distorção idade-série passou de 17,6% para 11,7%, queda de 33%. Os dados indicaram que mais estudantes concluíram o ensino médio dentro da faixa etária esperada, com menor atraso escolar.
Os números divulgados pelo Inep consolidaram a melhora dos indicadores educacionais em Goiás entre 2022 e 2025. O levantamento apontou redução simultânea no abandono escolar, na reprovação e no atraso escolar, cenário que evidencia avanços na permanência e no fluxo dos estudantes da rede estadual.


.png)




Comentários