Mexicano vai ser substituído por jovem piloto neozelandês após desempenho abaixo do esperado nesta temporada; Checo terminou apenas na oitava posição no campeonato
GE
Liam Lawson no GP da Holanda da F1 em 2024 — Foto: Kym Illman/Getty Images
Depois de confirmar a saída de Sergio Pérez, a RBR já definiu seu substituto. Para o lugar do mexicano, a terceira colocada da F1 2024 anunciou a contratação de Liam Lawson, egresso da RB. O neozelandês fará no ano que vem sua primeira temporada em tempo integral na categoria, após ser convocado para algumas corridas, nos últimos dois anos, como substituto de Daniel Ricciardo.
Checo Pérez não conseguiu acompanhar o desempenho do colega tetracampeão Max Verstappen; enquanto o companheiro disputava e vencia mundiais, ele ficou longe do vice-campeonato em 2021, perdeu a posição para Charles Leclerc em 2022 e, embora tenha conquistado a segunda colocação em 2023, fez em 2024 seu pior ano pela RBR: foi apenas oitavo no Mundial.
O período de maior êxito na carreira do piloto latino foi no início da parceria com a equipe de Milton Keynes: com ela, se tornou o maior piloto do México na F1 e, apesar da disparidade em relação a Verstappen, despediu-se com cinco vitórias, 29 pódios, três poles e um vice-campeonato conquistado com o time.
A RBR aposta agora no jovem neozelandês Liam Lawson para garantir mais pontos como segundo piloto. Aos 22 anos de idade, Lawson ainda não fez uma temporada completa na Fórmula 1. A estreia foi em 2023 pela AlphaTauri, após o piloto titular Daniel Ricciardo fraturar a mão no GP da Holanda e perder cinco provas. Na ocasião, o novato somou dois pontos. No fim da temporada de 2024, ele substituiu de vez Ricciardo e particiou de seis corridas, com quatro pontos conquistados.
Com a confirmação da promoção de Lawson, uma nova vaga se abre na RB. O nome mais forte para assumir o posto é o do francês Isack Hadjar, vice-campeão da Fórmula 2 nesta temporada. Ele é piloto da academia da RBR e chegou a participar de alguns treinos livres na F1, mas chamou atenção após a batalha com o brasileiro Gabriel Bortoleto pelo título da F2 até a última corrida, quando teve problema na largada e viu o rival conquistar o campeonato.
Comments