top of page

Rafael Nadal desiste da Laver Cup e adia retorno aos torneios depois das Olimpíadas

Após ficar fora do US Open, espanhol de 38 anos vai perder competição por equipes e desfalca seleção da Europa: "Preciso fazer o que é melhor para eles"



GE

Rafael Nadal se despede dos Jogos Olímpicos de Paris — Foto: Eurasia Sport Images/Getty Images



Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira que desistiu de participar da Laver Cup, competição por equipes entre a Europa e o resto do mundo, em Berlim, entre 20 e 22 de setembro. É o segundo torneio que o espanhol de 38 anos desiste depois das Olimpíadas de Paris - ficou fora também do US Open - adiando novamente seu retorno aos torneios de tênis. O ex-número 1 do mundo tem como próximo compromisso o Six Kings Slam de Riad, em outubro.


- Estou muito decepcionado em compartilhar que não poderei competir na Laver Cup em Berlim na próxima semana. Esta é uma competição por equipes e, para realmente apoiar a Equipe Europa, preciso fazer o que é melhor para eles. Neste momento existem outros jogadores que podem ajudar a equipe a alcançar a vitória. Tenho tantas lembranças maravilhosas e emocionantes de jogar a Laver Cup e estava realmente ansioso para estar com meus companheiros de equipe e Bjorn em seu último ano como capitão. Desejo boa sorte à seleção europeia e vou torcer por eles de longe - disse Nadal, em comunicado.


Sem Nadal, o capitão da Europa, o sueco Bjorn Borg, vai contar com o espanhol Carlos Alcaraz, o russo Daniil Medvedev, o alemão Alexander Zverev, o grego Stefanos Tsitsipas e o norueguês Casper Ruud. Dono de 22 títulos de Grand Slam, Nadal esteve à frente da seleção europeia em Praga 2017, Genebra 2019 e Londres 2022, torneio que marcou a despedida do suíço Roger Federer.


A seleção mundial, por sua vez, tenta o terceiro triunfo seguido. Vai contar com o argentino Francisco Cerúndolo, o americano Taylor Fritz, o americano Ben Shelton, o australiano Thanasi Kokkinakis, o americano Frances Tiafoe e o chileno Alejandro Tabilo.


Além do US Open, o espanhol também não jogou o Australian Open, em janeiro, por causa de uma nova lesão no quadril. Ele também ficou fora de Wimbledon, justificando que iria se dedicar à preparação para as Olimpíadas. Só disputou um Grand Slam neste ano: Roland Garros, parando na estreia diante de Zverev.


Nadal vem sofrendo com seguidas lesões desde 2021, o que vem afetando no seu rendimento e na participação em grandes competições. Há três anos, teve problemas lombares e duas lesões no pé esquerdo. Em 2022, teve fratura na costela e lesão no abdômen por duas vezes. No ano passado, ele fez apenas duas partidas no Australian Open e passou por uma cirurgia no quadril.


Com mais uma desistência, aumentam-se os rumores sobre a aposentadoria do espanhol no fim do ano. Aos 38 anos, o ex-número 1 do mundo acumula 22 títulos de Grand Slam, sendo 14 de Roland Garros (é o maior campeão do torneio francês). Ele ainda é duas vezes campeão olímpico: simples (Pequim-2008) e duplas (Rio-2016).

4 visualizações0 comentário

Komentar


bottom of page