top of page

Procissão do Fogaréu será realizada em 5 de abril em Goiás

Procissão do Fogaréu é o ponto alto das celebrações da Semana Santa na cidade de Goiás


Jornal Opção

Foto: Secom



A Procissão do Fogaréu, ponto alto das celebrações da Semana Santa, está marcada para o dia 5 de abril na cidade de Goiás. Espera-se que milhares de pessoas compareçam ao evento, que é organizado em parceria pela Prefeitura de Goiás e pela Organização Vilaboense de Artes e Tradições. A iniciativa conta com um investimento de R$ 115 mil do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura, e é patrocinada pela rede varejista Novo Mundo.


Já a programação religiosa, que antecede o evento, teve início no dia 22 de fevereiro e se encerra no Domingo de Páscoa, 9 de abril. No roteiro estão missas, procissões, orações, caminhadas, vigília, canto do perdão, espetáculo Via Sacra, entre outras atrações que ocorrem em igrejas e em outros pontos da cidade.


“A gestão do governador Ronaldo Caiado investe nesta procissão que leva o nome de Goiás para o mundo, e que mantém vivas a nossa cultura e tradições”, destacou Yara Nunes, secretária interina de Estado da Cultura.


Cultura, religiosidade e tradição


A Procissão do Fogaréu ocorre desde 1745, na antiga capital, e foi trazida pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola. A celebração religiosa representa a perseguição de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados por 40 farricocos. Na noite de quarta-feira, os farricocos saem descalços pelas ruas da cidade, usando vestes longas de cores vibrantes, chapéus pontudos e segurando tochas.


A caminhada começa na Igreja da Boa Morte, passando pelas ruas e becos da cidade até chegar à Igreja do Rosário, que representa o local da Última Ceia. De lá, personagens e multidão seguem para a Igreja de São Francisco de Paula, que representa o Monte das Oliveiras. De acordo com a Bíblia, após a última ceia, Jesus vai para o local rezar junto com seus discípulos e acaba sendo preso pelos soldados romanos, após ser traído por Judas.


A Procissão do Fogaréu termina após a encenação da prisão de Cristo, quando um farricoco vestido de branco caminha em meio aos outros segurando um estandarte com a imagem de Jesus.

4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page