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Primeira rodovia estadual de concreto deve ficar pronta em 18 meses

GO-210, localizada em Rio Verde, terá seu perímetro urbano totalmente substituído por uma via duplicada em concreto


Jornal Opção

Duplicação da GO-210, localizada em Rio Verde, é demanda antiga dos moradores da região. | Foto: Divulgação



Goiás está prestes a se tornar o primeiro estado do Centro-Oeste a contar com uma rodovia estadual em pavimento rígido, uma das infraestruturas viárias mais avançadas do mundo. A GO-210, localizada em Rio Verde, terá seu perímetro urbano totalmente substituído por uma via duplicada em concreto, garantindo uma durabilidade superior a 20 anos. De acordo com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), a obra já foi iniciada e será inaugurada daqui 1 ano e meio.


A rodovia será a primeira em pavimento rígido do Centro-Oeste. “Todas as outras experiências em pavimento de concreto são em cidades e não possuem a mesma qualidade de uma rodovia. Isso porque às vezes uma região que tem um menor tráfego vai continuar sendo asfalto mesmo. Mas em alguns casos, como é o contorno de Goiânia ou o BRT em Brasília até Luziânia, há uma grande intensidade de tráfego e realmente o pavimento rígido tem se mostrado a melhor opção”, explicou Lucas Vissoto, presidente da Goinfra.


Lucas destacou que a colaboração com entidades como a Associação Brasileira de Cimento de Porto e o Banco Mundial tem sido fundamental para garantir a qualidade e durabilidade das obras. Com verbas da Fundeinfra (Fundo Estadual de Infraestrutura), o investimento total ultrapassou US$ 60 milhões. Além da economia na manutenção, o pavimento de concreto oferece vantagens em termos de segurança, espaço de frenagem e iluminação, resultando em uma redução significativa de riscos de acidentes e melhorias na visibilidade noturna.


A Goinfra analisou e chegou a conclusão que o pavimento rígido oferece várias vantagens significativas. “Primeiramente, não apresenta o problema da acoplamentação, proporcionando maior segurança. Além disso, destaca-se a diferença no espaço de frenagem em relação ao asfalto, com uma redução de até 70% no tempo necessário para parar o veículo. É muito mais rápido você parar o carro no movimento de concreto, o que pode evitar acidentes”, destacou Vissoto.


Outro aspecto importante é a iluminação noturna, onde o pavimento de concreto, por ser claro, reflete mais luz, aumentando a visibilidade e, consequentemente, a segurança. Para a Goinfra, os benefícios não só contribuem para a manutenção e durabilidade do pavimento, mas também salvam vidas.


“Durante a noite, a importância da refletância do pavimento é evidente. É mais fácil iluminar uma superfície clara do que uma escura, pois a luz é refletida com mais intensidade. O pavimento rígido, por ser claro, possui um alto grau de refletividade, especialmente quando é branco. Isso se traduz em maior segurança, tanto em termos de iluminação quanto de frenagem e acoplamento, contribuindo para reduzir os riscos de acidentes”, concluiu o presidente da Goinfra.




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