top of page

Primavera começa com ondas de calor e volta das chuvas regulares; veja como fica o tempo na estação

Começo será no domingo (22) e deve ter temperaturas um pouco mais próximas da normalidade. Expectativa é que o fenômeno La Niña se instale nos próximos meses e seja de fraca intensidade.



G1

Chuva deve voltar a ser regular no país durante a primavera. — Foto: Lucas Amorelli/NSC



Se o fim do inverno ficou marcado no Brasil pela maior seca da história, a primavera deve trazer um alívio com o retorno das chuvas regulares. A nova estação começa às 9h44, horário de Brasília, do próximo domingo (22) e se estende até as 6h21 de 21 de dezembro.


Apesar da volta prevista das chuvas, ainda há risco de novas ondas de calor, especialmente na primeira quinzena do mês de outubro.


Segundo Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, os próximos meses devem ser característicos de transição de um padrão mais seco e quente para um calor mais ameno e úmido.


De acordo com a Climatempo, as principais tendências para a primavera são:


  • Temperaturas mais próximas da normalidade ao longo da estação


Ainda no início da primavera, a tendência é de temperaturas altas, bem acima da média. Mas, a média que os meses avançam, o esperado é que os desvios de temperaturas se normalizem.


Segundo o meteorologista, é bem improvável que grandes ondas de calor aconteçam nos meses de novembro e dezembro, como aconteceu em 2023.


Boa parte do Centro-Norte e algumas regiões de São Paulo, Paraná e Minas Gerais devem registrar marcas acima da média, principalmente entre outubro e novembro.


Já em dezembro, as temperaturas devem ficar bem mais próximas da normalidade, situação muito diferente do observado no ano passado.

Comments


bottom of page