top of page

Previsão do tempo aponta inicio de semana com risco de incêndios e tempestades em Goiás

Baixa umidade relativa do ar e vegetação seca são ingredientes para tempestades e queimadas


Mais Goiás

Risco de tempestade é alto ao longo da semana em Goiás, aponta previsão (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)


O começo da semana será marcado por variações intensas na temperatura de Goiás que podem provocar tempestades além de incêndios em várias regiões do estado. É o que aponta o boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) deste domingo (22/10).


O prognóstico para a semana é que as temperaturas fiquem altas nos primeiros dias mas com o avanço de uma frente fria possam baixar a partir de quarta-feira (25/10).


“Nós tivemos chuvas irregulares em várias regiões de Goiás. Em alguns locais, houve uma pequena melhora na umidade do solo, mas a vegetação ainda está seca. Mesmo com as chuvas, pelas condições do tempo, onde se tem umidade baixa e a vegetação que só vai se recuperar com uma sequência de dias chuvosos. Por enquanto, as queimadas ainda preocupam bastante”, avalia o gerente-administrativo do Cimehgo, André Amorim.


“Quando começar as chuvas regulares com a frente fria avançando lá pelo dia 25 e 26 de outubro, o risco vai diminuir. Vamos torcer para que as próximas chuvas possam dar um bom alívio. Os nossos prognósticos para os próximos 15 dias teremos um bom volume de chuvas. Nessas primeiras chuvas, há o risco elevado de formação de tempestades”, alerta.


Quanto à temperatura, a tendência deve ser de alta nos primeiros dias da semana. Em Goiânia, por exemplo, a previsão decreta máximas de 36º com umidade relativa do ar em 70% para esta segunda-feira. Ceres, Goianésia e Rubiataba devem atingir 37º enquanto Flores de Goiás alcançará a marca de 38º. O recorde mesmo está previsto para Porangatu que atingirá 40º

109 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page