top of page

Presidente da Câmara de Urutaí deixa cargo após investigação por estupro

Ele mantém o cargo de vereador. Defesa aguarda acesso integral ao processo para se manifestar





Mais Goiás





Os vereadores da Câmara Municipal de Urutaí aprovaram por unanimidade, na noite de quinta-feira (15), a destituição de Éder Alberto Jorge Pimenta (MDB) do cargo de presidente do Legislativo local. A decisão decorre da abertura de um processo administrativo que apontou conduta incompatível com a dignidade da função. O parlamentar é investigado pela Polícia Civil de Goiás por suspeita de estupro contra uma estagiária.


Com a medida, Éder Pimenta deixa a presidência do Legislativo, mas segue exercendo o mandato de vereador. Quem assume o cargo é o vice-presidente, Lindomar Veloso, que permanece no cargo até o fim do atual mandato.


Denúncia de estupro


Segundo a denúncia, o crime teria ocorrido no ano passado, em um motel na cidade de Pires do Rio. A vítima, que atua na área de marketing do Legislativo, afirma que foi levada ao local sob o pretexto de realizar uma atividade profissional e conseguiu gravar áudios da situação. As gravações estão sendo analisadas pela polícia.


Além do inquérito policial, a Câmara de Urutaí instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar detalhadamente a conduta do vereador.


O processo administrativo que resultou na destituição considerou que a permanência de Éder Pimenta na presidência feria o decoro e a imagem institucional do Legislativo.


Em nota, a defesa do vereador informou que acompanha todos os desdobramentos do caso, incluindo a votação que resultou na perda do cargo, e afirmou que aguarda acesso integral ao processo para uma manifestação.


A Câmara Municipal destacou que as decisões foram tomadas dentro da legalidade, com respeito ao direito de defesa, e reafirmou o compromisso com a transparência.


O caso segue em investigação pela Polícia Civil e tramita em segredo de Justiça.


Comentários


bottom of page