Vitórias de CRB e Chapecoense definem Z-4 da Série B; Macaca e Galo se juntam a Guarani e Brusque
GE
Ponte está rebaixada na Série B — Foto: Heber Gomes/AGIF
A Ponte Preta vai disputar a Série C do Campeonato Brasileiro pela segunda vez em seus 124 anos de história.
Com a derrota para o Sport por 4 a 0, no Moisés Lucarelli, a Ponte estacionou em 38 pontos faltando apenas a última rodada a ser disputada. O CRB foi para 42 na classificação, mesma pontuação da Botafogo-SP - ambos não podem ser mais alcançados por nenhum dos integrantes do Z-4.
Em 37 jogos até o momento, a Ponte acumula números que impressionam negativamente. São somente dez vitórias. Oito empates e 19 derrotas. O aproveitamento é de 34%.
A Ponte jogou a Série C pela primeira e única vez em 1990. O clube terminou o campeonato em 16º lugar, mas retornou para Série B após nova distribuição de vagas da CBF.
Vale lembrar que a equipe chegou a cair na Série B em 1995, mas não jogou a Série C no ano seguinte porque o América-SP desistiu de jogar a segunda divisão em razão de problemas financeiros e a Macaca ficou com a vaga.
Já o Ituano figurava na Série B desde 2022 - após o titulo da terceira divisão na temporada anterior - ano em que chegou à última rodada com chance de acesso à Série A, mas acabou perdendo a vaga para o Vasco.
É o segundo rebaixamento do clube em 2024. O Rubro-Negro também caiu no Campeonato Paulista, colocando fim a uma sequência de anos na elite estadual.
留言