Operação Laboratórios Premiados avança na apuração de supostos vínculos entre a prefeitura e empresários locais
Olha Goiás
A Polícia Federal (PF) intensificou a investigação em Porangatu, na manhã desta quarta-feira (27), com a 2ª fase da Operação Laboratórios Premiados. O foco da ação é combater o desvio de recursos públicos destinados à saúde no município.
Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos, conforme determinado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, direcionados a três indivíduos em Goiânia e Porangatu.
Esta operação é um desdobramento da ação realizada em 16 de março de 2023, quando a PF e a Controladoria Geral da União deram início à 1ª fase da investigação.
Naquele momento, o foco estava nas contratações efetuadas pela Prefeitura de Porangatu, especialmente em clínicas de exames laboratoriais e de imagem, levantando suspeitas de direcionamento.
A análise dos materiais apreendidos na fase anterior indicou a possível participação de membros da família da atual prefeita na gestão municipal, mesmo sem ocuparem cargos formais na prefeitura. A PF também apontou indícios de corrupção envolvendo um desses familiares.
Os mandados executados nesta quarta-feira visam a coleta de mais evidências para esclarecer os vínculos entre a chefe do Executivo e seus familiares com os empresários proprietários de clínicas e laboratórios que prestavam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) local.
Commentaires