top of page

Polícia Federal combate fraudes nos sistema de regulação do SUS

Propósito é combater a fraude nos sistemas de regulação do Sistema Único de Saúde em municípios de Goiás.


Jornal Opção

Foto: Divulgação/PF-GO


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 13, a Operação Troco da Troca com o propósito de combater a fraude nos sistemas de regulação do Sistema Único de Saúde em municípios do interior de Goiás. Os fatos em questão remontam às gestões municipais ocorridas entre os anos de 2016 e 2020.


Quarenta e oito (48) policiais federais estão cumprindo 13 (treze) mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Goiás, nas cidades de Goiânia, Senador Canedo, Pirenópolis, Matrinchã, Goianápolis, Buriti Alegre e Posse.


De acordo com a investigação, as empresas gestoras dos sistemas de saúde em Goiás, por meio de contratos com várias prefeituras, estavam envolvidas em manipulações no sistema de regulação.


As irregularidades ocorriam no sistema de vale exame, no qual os representantes dessas empresas inseriam informações falsas nos sistemas, resultando no desvio da cota do Programa de Pactuação Integrada de alguns municípios em benefício de outros.


Essa manipulação tinha como objetivo atender a interesses políticos e assegurar que a empresa permanecesse contratada pelo município favorecido.


Foram colhidos elementos de prova que apontam para o pagamento de vantagens indevidas da parte das empresas responsáveis pelos sistemas de regulação em benefício de servidores públicos integrantes do alto escalão de municípios goianos, como Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde, entre outros.

12 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page