Segundo o Inmet, chuva chega na capital por conta de uma massa de ar fria, trazendo granizo e rajadas de vento. Há mais de 100 dias sem chuva, Goiânia registrou, por dois dias seguidos, temperaturas acima de 40ºC.
G1-Goiás
Chuva sobre Goiânia, Goiás — Foto: Renato Conde/O Popular
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas para este final de semana em Goiânia e algumas cidades do sudoeste do estado. Segundo Elizabeth Alves, coordenadora do instituto, a chuva chega na capital por conta de uma massa de ar fria, trazendo granizo e rajadas de vento.
Ainda de acordo com a coordenadora, o sudoeste deve receber a entrada de massa de ar fria e úmida nesta sexta-feira (27), que deve atravessar o estado e levar chuva para a região central, onde está localizada a capital. Ainda que os riscos de granizo e rajadas de vento existam, a previsão aponta que a chuva em Goiânia deve chegar de forma isolada.
Há mais de 100 dias sem chuva, a capital registrou, por dois dias seguidos, temperaturas acima de 40ºC. A marca superou o recorde registrado em 2023, de 39,3º C.
Embora em Goiânia a temperatura tenha superado os 40ºC, Elizabeth lembra que este não é o recorde da cidade. De acordo com a especialista, a marca histórica foi registrada em 7 de outubro de 2020, quando a máxima chegou aos 41,2ºC. “A maior de Goiânia”, pontuou.
Em Jataí e Rio Verde, no sudoeste do estado, os moradores começaram a sentir o refresco da chuva já na noite de quinta-feira (26). Os municípios de São Simão e Mineiros também devem receber as primeiras chuvas da primavera neste fim de semana.
Opmerkingen