PF e Anvisa deflagram operação em Goiás que mira falsificação de receitas e envio de remédios para o exterior
- pereiraalves4
- 24 de abr.
- 1 min de leitura
Cerca de 100 policiais federais e fiscais da Anvisa cumpriram 25 mandados judiciais entre buscas, apreensões e medidas cautelares
Portal 6

Uma ação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) movimentou o estado de Goiás e outras unidades da federação na manhã desta quinta-feira (24).
Trata-se da Operação Dose Clandestina, que visa desarticular um esquema criminoso envolvendo a compra fraudulenta de medicamentos e o envio ilegal para o exterior.
Ao todo, cerca de 100 policiais federais e fiscais da Anvisa cumpriram 25 mandados judiciais entre buscas, apreensões e medidas cautelares em sete estados: Goiás, São Paulo, Paraná, Amapá, Espírito Santo, Minas Gerais e também no Distrito Federal.
As investigações revelaram que o grupo criminoso era composto por dois núcleos bem estruturados — um atuando em território nacional e o outro fora do país.
A estratégia adotada incluía a falsificação de receitas médicas para a aquisição de medicamentos controlados, que posteriormente eram enviados para fora do Brasil sob a falsa justificativa de uso pessoal.
Segundo a PF, o esquema envolvia ainda a remessa internacional de remédios, o que caracteriza grave violação das normas sanitárias e da legislação criminal vigente. A prática, inclusive, pode configurar o crime de tráfico de drogas, dada a natureza dos remédios adquiridos e a forma como eram exportados.
Os nomes dos envolvidos e os detalhes sobre os locais exatos das apreensões não foram divulgados até o momento, devido ao sigilo das investigações.

.png)











Comentários