top of page

PF cumpre mandados em Goiânia contra tráfico internacional de drogas

Operações Autogiro e Redneck Suplly, buscam combater o tráfico internacional de drogas



Jornal Opção

Ao todo, os policiais cumprem 65 mandados judiciais. | Foto: Divulgação



A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira, 22, mandados judiciais em Goiânia. As operações Autogiro e Redneck Suplly, buscam combater o tráfico internacional de drogas. Além da capital goiana, os mandados são cumpridos em Rubiataba (GO), Nova América (GO), Anápolis (GO), Carmópolis de Minas (MG), Araçatuba (SP), Birigui (SP), Glicério (SP), Paraguaçu paulista (SP), São Paulo (SP), Americana (SP), Boa Vista (RR) e Macaé (RJ).


Ao todo, os policiais cumprem 65 mandados judiciais, sendo 18 mandados de prisão temporária e 47 mandados de busca e apreensão. As investigações apuraram que uma organização criminosa se dedicou à prática do crime de tráfico de drogas interestadual e internacional.


Segundo a PF, o grupo criminoso usava helicópteros, com ponto de logística na cidade de Paraguaçu Paulista (SP) e Anicuns (GO) para reabastecimento de combustível, bem como retirada e distribuição de parte da droga para, por via terrestre, chegar a grandes cidades.


Os investigados utilizavam-se do modal aéreo para, através da conhecida popularmente como “rota caipira”, transportarem ilicitamente grande quantidade de drogas, produzidas na Bolívia e introduzidas no Brasil pelo Paraguai. Ao longo das investigações, 8 helicópteros (1 na Bolívia e 7 no Brasil) e 676 quilos de cocaína foram apreendidos.


“A ação de hoje, busca prender os responsáveis pelo suporte logístico do reabastecimento das aeronaves, além de pilotos que faziam os voos clandestinos, sem plano de voo e com certificados de aeronavegabilidade suspensos”, explicou a Polícia Federal.


Os nomes das operações remetem à tradução literal de “Rota Caipira” (Redneck Supply) e ao invento percursor do helicóptero (autogiro). A operação foi deflagrada em conjunto com a Polícia Civil do Estado de São Paulo.


Os nomes dos alvos dos mandados não foram divulgados.



79 visualizações0 comentário
bottom of page