top of page

PF combate fraude na obtenção de Certificados de CAC em Caçu

Despachante atuante no Exército é alvo de prisão preventiva e busca e apreensão


Olha Goiás



A Polícia Federal lançou nesta sexta-feira (29) a Operação Mendacium com o objetivo de reprimir a obtenção fraudulenta de Certificados de Registro (CR) de Colecionador, Atirador ou Caçador (CAC).


A ação visa desmantelar um esquema que envolve um despachante com atuação no Exército, que facilita a aquisição posterior de armas de fogo e munições.


Três mandados judiciais estão sendo cumpridos na cidade de Caçu, em Goiás, sendo um de prisão preventiva e dois de busca e apreensão. Além disso, a Justiça determinou o cancelamento do registro CAC do investigado.

A investigação, que teve início após o compartilhamento de informações com o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro em Jataí, revelou a existência de diversos documentos falsos que estavam sendo utilizados por indivíduos em processos de requerimento de Certificado de Registro, por meio do Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp).


Entre os documentos fraudulentos identificados, destacam-se laudos psicológicos e comprovantes de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo.


As ações de busca e apreensão realizadas hoje têm como objetivo apreender computadores, celulares, armas de fogo, munições e documentos relacionados aos fatos investigados, visando fortalecer a confirmação das fraudes cometidas pelos envolvidos e identificar outros indivíduos que possam estar ligados ao esquema criminoso.

Os crimes sob investigação incluem falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso.


Vale ressaltar que a concessão de Certificado de Registro (CAC) e a subsequente aquisição de armas de fogo e munições estão sujeitas à apresentação de certidões de antecedentes criminais das Justiças Federal, Estadual, Militar e Eleitoral, além da declaração de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, bem como a realização de todos os testes de aptidão necessários.

12 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page