top of page

Pesquisadora da UFG entre os mais influentes do mundo já coordenou pesquisa global contra zika

Professora é a única mulher representante da instituição no ranking internacional



Mais Goiás

Pesquisadora da UFG entre os mais influentes do mundo já coordenou pesquisa global contra zika (Foto: Rafael Ribeiro - Divulgação)




Em outubro deste ano, a Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou lista de pesquisadores da instituição que saíram em ranking internacional como os mais influentes do mundo. Entre os pesquisadores, uma única mulher representante da UFG. A professora destaque realiza trabalhos na área de Química Medicinal e já coordenou pesquisa global contra zika e estuda remédio para Covid-19.


O nome de Carolina Horta Andrade aparece pelo segundo ano consecutivo na lista, que neste ano tem 10 professores e pesquisadores da instituição goiana como os mais influentes do mundo, conforme o ranking elaborado pela Universidade de Stanford nos Estados Unidos em parceria com repositório de dados da Elsevier. O ranking internacional é feito com dados de 2023.


Publicado anualmente desde 2017, o ranking apresenta duas listas com nomes de cientistas mais influentes. Uma é baseada na carreira profissional e a outra, feita com base em citações em publicações. As composições enumeram os 100 mil melhores cientistas do mundo.


Área de atuação da pesquisadora tem poucas mulheres


“Esse é um ranking muito respeitado, produzido pela Universidade de Stanford e pela editora Elsevier, isso significa que, na minha área de pesquisa, configuro entre as mais influentes do mundo. Na UFG, existem várias mulheres pesquisadoras tops, mas que infelizmente não saíram na lista, provavelmente devido às métricas e áreas de pesquisas de cada uma. Não quer dizer que eu sou a única da UFG que merecia esse reconhecimento”, explica a pesquisadora.


Professora destaca ainda que na área de pesquisa em que atua há mais predominância de pesquisadores homens. “Meu nome apareceu na lista devido à minha área de atuação, que tem mais homens também. E foi uma honra receber esse título”, afirma.


7 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page