Plataforma que faz a gestão do programa e gera a folha de pagamentos ficará parcialmente indisponível até 23 de junho
R7
Sistema do Bolsa Família passa por adaptações - LUIS LIMA JR/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 14.04.2023
Na reta final de implantação do novo PBF (Programa Bolsa Família), o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) está, agora, na fase dos ajustes operacionais.
O Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão), plataforma responsável pela gestão e geração da folha de pagamentos dos benefícios, passa por adaptações e, por isso, terá interrupções em seu funcionamento.
Com a publicação, em 2 de março, da MP (Medida Provisória) nº 1.164, começaram a ser implementadas mudanças no principal programa social do governo federal. Também foi estabelecido o cronograma para a migração dos beneficiários do Auxílio Brasil para o novo Bolsa Família, que deve ser finalizada em junho deste ano.
Para isso, segundo o MDS, os processos e sistemas envolvidos na administração e depósitos dos benefícios precisam estar operando adequadamente a partir desse mês, quando a nova estrutura do programa começa a valer em sua integralidade.
Com o objetivo de evitar erros e outros riscos relacionados aos pagamentos, além das adaptações já realizadas, o Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão) vai passar por mais ajustes, necessários para organizar de maneira eficiente os novos benefícios do Bolsa Família.
O novo modelo do programa de transferência de renda é mais equitativo, afirma o MDS, e visa complementar a renda das famílias, de modo que cada cidadão possa contar com um valor básico. Também reforça a atenção às crianças e aos adolescentes das famílias mais vulneráveis.
Comments