top of page

Papa Leão XIV é convidado para visitar Trindade durante passagem por Goiás em 2027

  • há 23 minutos
  • 2 min de leitura

Diretor da Vila São Cottolengo se encontrou com o pontífice no Vaticano




Portal 6





Goiás pode estar prestes a viver um dos momentos mais marcantes de sua história religiosa recente. O Papa Leão XIV recebeu um novo e caloroso convite para incluir a cidade de Trindade, a “Capital da Fé”, em seu roteiro de viagem pelo Brasil previsto para 2027.


A iniciativa partiu do irmão Michael Goulart, diretor-presidente da Vila São Cottolengo. Durante uma audiência no Vaticano no início deste mês, o religioso apresentou ao pontífice o trabalho social e de saúde realizado pela instituição, que é referência no cuidado de pessoas com deficiência e celebrou 75 anos de fundação na última quarta-feira (11).


A vinda de Leão XIV ao coração do Brasil não é apenas um desejo isolado, mas uma possibilidade que ganha força nos bastidores. A visita estaria estrategicamente condicionada à presença do Papa em Goiânia, onde será realizado o 19º Congresso Eucarístico Nacional, entre os dias 03 e 07 de setembro de 2027.


Vale lembrar que o convite oficial para o evento já está nas mãos de Sua Santidade desde o dia 26 de janeiro, quando a presidência da CNBB se reuniu com ele.


O momento é carregado de simbolismo, marcando os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, 15 anos do Acordo Brasil–Santa Sé e também em memória dos 400 anos de missões no sul do país.


Se o cronograma for confirmado, Leão XIV fará história como o primeiro Papa a pisar em solo trindadense. No entanto, ele não será o pioneiro em terras goianas.


Até hoje, a única visita oficial de um pontífice ao estado ocorreu em 1991, quando o então Papa João Paulo II esteve em Goiânia, atraindo uma multidão e deixando um legado de fé que até hoje é lembrado pelos católicos da região.


Agora, a expectativa gira em torno da confirmação da agenda oficial do Vaticano para o próximo ano. Para os fiéis e colaboradores da Vila São Cottolengo, a presença do Papa seria o maior presente de aniversário que a instituição, e a cidade de Trindade, poderiam receber.


bottom of page