top of page

Palmeiras x Botafogo na Copa de Clubes marcará despedida de Estêvão ou Igor Jesus

Vendidos para clubes da Inglaterra, atacantes lutam para não encerrar hoje suas trajetórias nas equipe brasileiras; encontro na Filadélfia dará início às oitavas de final





O Globo




Mais um capítulo da recente rivalidade entre os clubes, o duelo de hoje entre Palmeiras e Botafogo, às 13h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, não vai só decidir qual equipe se classificará para as quartas do torneio e qual retornará para o território brasileiro.


Além disso, a partida também marcará inevitavelmente a despedida de Igor Jesus do alvinegro ou de Estêvão do alviverde. Principais nomes dos seus times, os dois já estão acertados com clubes da Inglaterra — Nottingham Forest e Chelsea, respectivamente — e se apresentarão após o término do Mundial.


Destaque desde 2024 — neste ano, são onze gols e cinco assistências em 35 jogos —, Estêvão deixará saudades nos palmeirenses. No entanto, se o recorte for só o desempenho durante a Copa do Mundo, Igor Jesus fará mais falta ao alvinegro.


Com dois gols em três partidas, o centroavante é um dos principais nomes não só do Botafogo como do torneio. O jovem palmeirense, por sua vez, tem deixado a desejar. Com 18 anos recém-completados, ele admite tem tido dificuldades para manter o foco no time de Abel Ferreira, que o defendeu.


Para Jesus, o efeito do acerto foi o oposto. Negociado com o Forest por 20 milhões de euros (cerca de R$ 128 milhões), o camisa 99 vive seu melhor momento no Botafogo. Campeão do Brasileirão e da Libertadores num time que tinha Luiz Henrique como craque, agora o centroavante é quem ocupa os principais holofotes.


Tanto é que, com quatro partidas a menos do que na temporada passada, já balançou as redes mais vezes. Foram oito gols e cinco assistências em 31 jogos em 2024, e nove bolas na rede e uma assistência em 27 aparições em 2025.


Retrospectos diferentes


Além das atuações no torneio nos Estados Unidos, outro ponto que joga a favor de Igor Jesus na comparação com Estêvão é o desempenho no confronto. A dupla jogou todas as cinco partidas entre Botafogo e Palmeiras desde o primeiro turno do Brasileirão do ano passado.


Nelas, o centroavante alvinegro marcou dois gols — o alviverde é uma de suas principais vítimas nas 17 vezes que balançou as redes pelo clube carioca — e deu duas assistências. Já o ponta de 18 anos não teve participações em gols.


Assim, a chegada de Jesus dialoga exatamente com a virada de chave dos cariocas em relação ao adversário paulista. Se antes o contexto era de superioridade palmeirense — muito por conta da virada histórica por 4 a 3 que marcou o início da derrocada alvinegra e da trajetória alviverde para a conquista do título brasileiro de 2023 —, agora a balança pesa mais para o Botafogo, pela vitória nas oitavas de final da Libertadores de 2024 e pela taça do Brasileirão com direito à retomada da liderança na antepenúltima rodada em pleno Allianz Parque, em São Paulo.


— Particularmente, não sinto essa rivalidade. Não sei se vocês (jornalistas), de fora, enxergam assim. Acho que é um jogo como os outros. É importante por se tratar de Mundial de Clubes em oitavas de final, jogo único. Sabemos que precisamos estar concentrados o máximo possível para cometermos o menor número possível de erros — falou Jesus.

Comentários


bottom of page