Verstappen completa o top 3 de sessão com boas apresentações de grande parte das equipes do grid; Mercedes e Ferrari andaram pouco, com apenas Leclerc no top 5 e Hamilton em 10º
Globo Esporte
Sergio Pérez guia RB19 no primeiro treino do GP do Bahrein da F1 2023 — Foto: Lars Baron/Getty Images
A RBR começa mais uma temporada de muita força na F1 ao dominar o primeiro treino livre do GP do Bahrein, desta sexta-feira, com Sergio Pérez. Mas a sessão chamou atenção pela diversidade de equipes entre as primeiras colocações, com destaque para a boa atuação de Fernando Alonso, estreando pela Aston Martin e maior surpresa da pré-temporada. No resultado final, o bicampeão Max Verstappen fecha o top 3.
A equipe britânica, que começou ditando o ritmo a ser batido com Alonso, chegou a ter problemas mecânico com Lance Stroll - de volta após ausentar-se devido a uma lesão nos punhos causada por um acidente de bicicleta. Porém, o canadense conseguiu subir ao sexto lugar, completando uma sessão positiva para o time.
Depois de Alonso estabelecer o tempo a ser superado nos minutos iniciais, com 1m35s048 nos pneus médios, Pérez bateu o espanhol em 0s7 com os mesmos pneus. O bicampeão ainda diminuiria essa diferença, antes de cair algumas posições no grid e enfim retomar a vice-liderança do TL1.
O mexicano ficou todo o tempo à frente do colega Verstappen, que chegou a ficar na segunda colocação. Na metade final do treino, os pneus macios entraram em jogo para as RBRs, que se manteve na ponta com Pérez. Depois foi a vez da metade do grid aderir; a única exceção no top 10 foram Leclerc, em quinto com os médios, e Hamilton, em décimo com os compostos de faixa amarela.
Stroll não teve um começo de treino tão bom quanto o de Alonso. Sofrendo com uma falha de ignição, o canadense da Aston Martin não havia deixado o pit lane até o terço final do treino. Porém, o piloto conseguiu se recuperar já nos últimos minutos.
Comments