top of page

Operação Patrulha Detran é lançada para recolher carcaças abandonadas nas vias públicas

Presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, destaca ação educativa que visa devolver espaços públicos à comunidade




Olha Goiás




O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciou a Operação Patrulha Detran, uma iniciativa para restituir os espaços públicos tomados por carcaças e veículos abandonados. O lançamento ocorreu em Crixás, localizada a 324 quilômetros de Goiânia, com a remoção de 20 carcaças abandonadas em uma praça da cidade.


O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, enfatiza que, nesse primeiro momento, a operação terá um caráter educativo. A abordagem inicial busca orientar empresários e proprietários de veículos sobre a importância de desobstruir vias públicas, concedendo um prazo de 24 horas para a regularização.


Ação fiscalizatória e medidas punitivas


Caso haja recusa por parte dos responsáveis, o Detran-GO aplicará autuações e procederá à imediata remoção dos veículos para o pátio público. Posteriormente, será iniciado um processo administrativo, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, resultando em multas que variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil.


Delegado Waldir destaca a contribuição da operação para a saúde pública, alertando para o risco de doenças relacionadas à sujeira acumulada nas sucatas e veículos abandonados, além da possível proliferação de mosquitos da dengue.


"É preciso atentar também sobre a mobilidade, já que os veículos abandonados atrapalham o trânsito e os pedestres, principalmente quando são deixados nas calçadas, em estacionamentos e praças da cidade", ressalta Delegado Waldir.


Estrutura e regulamentação da Operação Patrulha Detran


Para a implementação eficaz da Patrulha, o Detran reservou viatura caracterizada, guincho e pátio. É importante observar que os veículos e carcaças não regularizados após a apreensão poderão ser destinados a leilão.


De acordo com o Art. 279A da Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, presente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos abandonados, deteriorados ou acidentados serão removidos para depósito designado pelo órgão competente do Sistema Nacional de Trânsito, independentemente de infrações à legislação de trânsito, conforme regulamentação do Contran.


Participação da comunidade


Caso os cidadãos identifiquem veículos ou carcaças abandonadas, podem contatar a Patrulha Detran através do número 154. A equipe, composta por uma viatura caracterizada, será enviada para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.

7 visualizações0 comentário
bottom of page