top of page

Onda de calor: Inmet amplia alerta de grande perigo para Goiás; temperatura pode chegar a 41ºC

Até terça-feira (26), temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média. Goiânia pode marcar 40°C no neste final de semana.


G1-Goiás

Céu azul, Goiânia, sol, calor, Goiás — Foto: Murillo Velasco/G1


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou até a próxima terça-feira (26), o alerta de grande perigo para a onda de calor em Goiás. Isso porque as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média.


Neste sábado, segundo o órgão, as temperaturas no estado podem ultrapassar os 37ºC. No norte, onde estão municípios como Crixás, Niquelândia e Porangatu, e no oeste, onde estão cidades como Anicuns, Iporá e Jussara, as temperaturas podem chegar a 41ºC.


No sul, onde estão localizados municípios como Buriti Alegre, Itumbiara e Morrinhos, a temperatura pode chegar a 39ºC. No centro e no sudoeste goiano, os termômetros podem marcar 38ºC e no leste, 37ºC.


Onda de calor

A onda de calor extremo que atinge grande parte do Brasil deve continuar nos próximos dias. Segundo o Inmet, Goiás e mais oito estados vão sofrer com o calor de 'grande perigo' no país. Goiânia pode marcar 40°C no próximo final de semana.


De acordo com a chefe do Inmet, Elizabeth Alves, esse calor ocorre devido uma massa de ar seco predominante em várias regiões do país. Essa condição persistindo por vários dias, traz esse alerta da onda de calor.


“Estamos com mais de cinco dias com temperaturas elevadas acima da média e quando temos temperaturas com 5°C graus acima da média e por mais de cinco dias é considerado grande perigo”, explica Elizabeth.

35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page