top of page

Onda de calor: Goiás pode registrar até 35°C

G1



Uma onda de calor teve início neste primeiro fim de semana de março em Goiás. Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), algumas cidades podem registrar temperaturas de até 35ºC nesta primeira semana do mês.


Ainda de acordo com os dados, as regiões norte e oeste de Goiás devem ser as mais afetadas nesta quinta (6) e sexta-feira (7) (veja a previsão ao fim do texto).


Segundo o gerente da Semad e do Cimehgo, André Amorim, essas altas temperaturas são causadas por um bloqueio atmosférico que está dificultando a formação de nuvens de chuva em diversos estados, incluindo Goiás (veja na gif abaixo).


"Então, este bloqueio atmosférico dificulta a formação de nuvens, consequentemente, essas temperaturas vão subir e temos também uma situação favorável à não ocorrência de chuvas", declarou.


André destacou que, devido a falta de nuvens, a temperatura está um pouco mais alta que o normal para esta época do ano, com uma variação de até 4°C a mais nos termômetros. Além disso, o calor deve continuar até a próxima terça-feira (11), quando o bloqueio perderá intensidade devido à chegada de uma frente fria, que deve provocar novas chuvas no território goiano.

 
 
 

Comments


bottom of page