top of page

Onda de calor atinge maior parte do Brasil, com temperaturas beirando 40ºC

Alerta de grande perigo do Inmet tem duração até quarta-feira (15)


Mais Goiás

(Foto: Inmet - Divulgação)


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo para 13 estados e o Distrito Federal devido à forte onda de calor que atinge ao menos 1.100 municípios brasileiros. O alerta tem duração até às 23h59 de quarta-feira (15), ou seja, o feriado da Proclamação da República também deve ser marcado pelo forte calor e pelas altas temperaturas.


Nesta segunda-feira (13), as temperaturas devem atingir os 40 °C em Campo Grande, Cuiabá e Rio de Janeiro. Já em São Paulo, os termômetros devem atingir 37 °C no período da tarde.


No último domingo (12), São Paulo e Rio de Janeiro registraram o dia mais quente do ano, com 36,9 °C e 41,8 °C, respectivamente. No Rio a sensação térmica chegou aos 50,5 °C.


Goiás


No alerta publicado na última sexta-feira (10), o Inmet emitiu um aviso de nível vermelho (grande perigo) para áreas de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia e Distrito Federal. Nessas localidades, as temperaturas máximas deverão ficar 5°C acima da média mensal até pelo menos a próxima quarta-feira (15).


Já o outro aviso emitido pelo instituto tem nível laranja (perigo), alertando sobre o impacto da onda de calor em áreas dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Rondônia e Rio de Janeiro. Nessas regiões, a previsão indica que as temperaturas máximas devem ficar 5°C acima da média mensal até terça-feira (14).

46 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page