top of page

Nível do Lago Serra da Mesa sobe e água invade casas, em Uruaçu

Em uma chácara, água invadiu todos os cômodos e moradores relatam prejuízos. Secretaria de Meio Ambiente disse que casa foram construídas dentro da margem de alagamento.


G1-Goiás

Casa alagada no Lago Serra da Mesa — Foto: Reprodução/TV Anhanguera



O nível do Lago Serra da Mesa subiu e invadiu casas de ranchos na quinta-feira (2), em Uruaçu, no norte de Goiás. Alguns moradores retiraram pertences para evitar mais prejuízos. Os imóveis, no entanto, foram construídos em local que fica dentro da margem de alagamento, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente da cidade.


Em uma chácara às margens do lago, a água já encobriu parte da cerca. Em outra, todos os cômodos foram alagados. “É um prejuízo, o pessoal está saindo das casas, tirando os móveis. A água já está quase no meio das casas em algumas delas”, disse o comerciante João Batista Braga.


O volume atual do lago é 67% da capacidade máxima e é maior desde 202. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), esse aumento não foi causado por chuvas apenas em Uruaçu, mas também pela quantidade de água vinda de rios de outras partes do estado e que desaguam no lago.


“O nível do lago não atingiu uma cota que ele não poderia. Na verdade, as construções que foram construídas dentro da área de cota [área que pode ser alagada]. As pessoas sabiam que estavam construindo dentro de uma área de inundação”, disse o secretário de Meio Ambiente, Rogério Pacheco.


15 visualizações0 comentário
bottom of page