top of page

Mundial de Clubes: Fifa define número de vagas por continente para torneio com 32 times

Globo Esporte



O Conselho técnico da Fifa aprovou por unanimidade nesta terça-feira a alocação de vagas para o novo Mundial de Clubes, que terá 32 clubes e será disputado entre junho e julho de 2025. Segundo a entidade, a decisão foi tomada com base em um conjunto de métricas e critérios objetivos.

Esse novo formato do Mundial ainda não tem sede definida e será disputado como uma Copa do Mundo de seleções, ou seja, de quatro em quatro anos. A distribuição das vagas dentro dos continentes será ainda definida pelas respectivas confederações.

Em relação à próxima edição do Mundial de Clubes, que será disputado no formato atual com sete clubes (um de cada continente e mais um representante do país-sede), o conselho da Fifa nomeou por unanimidade a Arábia Saudita como anfitriã do torneio, que será realizado de 12 a 22 de dezembro de 2023. Esse modelo, porém, não está garantido para 2024.

Além disso, a entidade confirmou que, de acordo com a tradição de longa data de ter todos os anfitriões competindo na Copa do Mundo, além de considerações esportivas e operacionais, os anfitriões do Mundial de 2026, ou seja, Canadá, México e EUA, se classificarão automaticamente para a competição, com suas vagas sendo deduzidas da alocação geral de seis atribuídas para a Concacaf.

Os detalhes sobre as eliminatórias em todas as confederações para a Copa do Mundo de 2026 serão divulgados oportunamente segundo a Fifa. Lembrando que o Mundial terá 48 seleções em vez dos 32 que foram ao Catar no ano passado.

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page