top of page

Muito além de um Gre-Nal: o que o título gaúcho pode significar para o Inter

Colorado tem a chance de ser campeão estadual após quase nove anos, mas conquista representaria outros elementos simbólicos





GE



O Gauchão tem o seu último capítulo com o duelo entre Inter e Grêmio na tarde deste domingo, às 16h, no Beira-Rio. O Gre-Nal 446 é a segunda partida da final do estadual.


O Gauchão 2025 sempre foi uma obsessão do Inter. Antes mesmo do início do campeonato, o clube já tinha o claro objetivo de voltar a ser campeão estadual, o que não ocorre desde 2016. Agora, a pouco mais de 90 minutos de concretizar a missão, o título pode ter alguns significados ainda maiores.


Primeiro, a própria necessidade de retomar o caminho das glórias. A última taça levantada foi há quase nove anos, quando venceu o Gauchão também numa finalíssima no Beira-Rio – diante do Juventude, na ocasião. O clube vive constantemente com a pressão do incômodo jejum.


Não bastasse o período sem títulos, com eliminações em copas em casa e um vice brasileiro, o Inter viu o rival construir uma hegemonia estadual. Após a perda do Gauchão 2017 para o Novo Hamburgo, o Grêmio foi campeão sete vezes seguidas, ficando a um do recorde histórico colorado.


O octacampeonato do Inter, conquistado em 1976, é um feito destacado até hoje. Trata-se da maior sequência de títulos gaúchos. Desde que foi atingido, o rival nunca esteve tão próximo de igualar a marca. Por isso, acabar com a chance de octa do Grêmio é também manter a história intacta.


Outro ponto não menos importante é o grupo provar que está preparado para ser campeão. A frase foi dita pelo técnico Roger Machado após a vitória no jogo de ida da final, quando o Inter provou a superioridade e construiu grande vantagem em plena Arena do Grêmio.


Durante anos, elencos do Inter ficaram marcados por derrotas e eliminações. Alguns jogadores deixaram o Beira-Rio com essa estampa. Porém, o plantel se renovou cada vez mais de três temporadas para cá, embora as recentes quedas no Gauchão também tenham pesado.


O 2025 do Inter tem ainda Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, também objetivos claros do clube. Porém, os dois meses de calendário deste ano tiveram apenas o estadual em disputa, e a equipe tratou o título como obsessão. E quer mostrar que pode brigar por mais.

 
 
 

Opmerkingen


bottom of page