top of page

MS decreta situação de emergência por causa dos incêndios no Pantanal

De forma prática, licitações de emergência poderão ser emitidas e bombeiros poderão entrar em casas para prestar socorro.


G1

Fogo se espalha pelo Pantanal. Foto de junho de 2024. — Foto: Guilherme Giovanni /Arquivo Pessoal



O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência por causa dos incêndios no Pantanal. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (24).


As queimadas que atingem o Pantanal neste ano já superaram o número registrado em 2020, ano recorde de devastação no bioma. O decreto não especifica as cidades que serão contempladas pela medida de urgência.


A área queimada este ano no bioma já chegou a 627 mil hectares, sendo 480 mil hectares em Mato Grosso do Sul e 148 mil, em Mato Grosso, conforme dados, até domingo (23), do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Conforme o texto, o decreto prevê uma atuação mais célere aos municípios de Mato Grosso do Sul afetados pelos incêndios. As cidades mais afetadas pelo fogo, como Corumbá, Ladário, Porto Murtinho e Rio Verde serão incluídas na lista de municípios.


O decreto foi publicado diante do cenário de destruição que o Pantanal enfrenta. Mais de 600 mil hectares foram consumidos pela chama no bioma, de acordo com os dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ).


A publicação tem validade de 180 dias. Neste período, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil, em ações que envolvam resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page