top of page

Morre o ex-prefeito de Rio Verde Juraci Martins, aos 80 anos

Juraci administrou Rio Verde entre 2009 e 2016. Era médico graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1972. Havia perdido a esposa em 2023





Mais Goiás

ree



Morreu nesta quarta-feira (13), aos 80 anos, o médico pediatra e ex-prefeito de Rio Verde Juraci Martins. Ele administrou a cidade por dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016. O ex-prefeito enfrentava há dois anos o luto pela perda da esposa, a ex-primeira-dama e ex-secretária de Assistência Social de Rio Verde Clarice Martins.


“Recebi com profundo pesar a notícia de sua partida. Ele deixa este plano, mas leva consigo a admiração e o respeito de todos, deixando um legado marcado pelo trabalho e pelo coração bondoso. Sempre olhou com carinho e cuidado para aqueles que mais precisavam”, lamentou o prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo.


Juraci nasceu no dia 29 de novembro de 1944. Segundo relatos de familiares, deixou a zona rural ainda pequeno para cuidar na saúde no meio urbano, instalando-se na casa daqueles que viriam a se tornar os pais adotivos dele.


Quando ficou mais adulto, Juraci teria ouvido do pai que tinha três opções para carreira profissional: ser gerente do Banco do Brasil, engenheiro ou médico. Ele optou pela medicina e se formou pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1972.


Juraci deu os primeiros passos da carreira profissional no Hospital da Lagoa do Rio de Janeiro, como estagiário (1971), e depois do Hospital de Base de Brasília, onde se especializou em pediatria.


Ele atuou como médico no Hospital Evangélico de Rio Verde entre 1975 e 1990, e a incursão na política aconteceu depois de ele ter se aposentado da medicina. Primeiro, foi eleito presidente do Sindicato Rural do município – função que exerceu entre 1995 e 2001. Depois, candidatou-se a presidente da Comigo, mas foi derrotado.


Juraci disputou a prefeitura de Rio Verde em 2008 como azarão, enfrentando o favoritismo do então deputado estadual Wagner Guimarães (MDB), que mais tarde se converteria em aliado, e do ex-secretário estadual de Agricultura Leonardo Veloso (PP). Veloso tinha o apoio do então governador Alcides Rodrigues.

Comentários


bottom of page