top of page

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho entrega cargo após denúncia da PGR

Presidente havia sinalizado em 2024 que ministro teria de sair se fosse denunciado em caso de desvio de emendas




Mais Goiás

ree



O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), entregou o cargo nesta terça-feira (9), após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob suspeita de corrupção passiva e outros crimes. A saída do ministro ocorre em meio à pressão crescente sobre o governo Lula (PT) e marca a primeira baixa por escândalo de corrupção no terceiro mandato do petista.


Juscelino, que é deputado federal licenciado pelo União Brasil do Maranhão, anunciou sua decisão por meio de uma carta divulgada no início da noite. Pouco antes, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) informou que Lula havia ligado para ele no início da tarde e solicitado que deixasse o posto para se dedicar à própria defesa.


O presidente já havia indicado, em 2023, que afastaria Juscelino Filho caso ele fosse denunciado pela PGR — o que se concretizou agora. Essa é a sétima troca no ministério desde o início do governo, mas a primeira motivada por denúncias criminais.


A denúncia contra o agora ex-ministro está sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF) e é relatada pelo ministro Flávio Dino. Caberá à Corte decidir se aceita a acusação e transforma Juscelino em réu.



Comments


bottom of page