top of page

Mineirão abre 2023 com Atlético-MG x América-MG e segue com Cruzeiro distante

Globo Esporte


Maior palco de futebol de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil, o Mineirão receberá o primeiro jogo da temporada no clássico entre Atlético-MG x América-MG pela penúltima rodada do Campeonato Mineiro, neste fim de semana. O estádio não vem sendo utilizado pelos grandes da capital e recebeu a última partida oficial em 10 de novembro do ano passado.

Atlético-MG e Cruzeiro optaram por mandar as partidas anteriores como mandante, no Estadual, no Independência. A Raposa, por exemplo, entrou em atrito público com a Minas Arena, consórcio que administra o Mineirão, e se moveu até mesmo politicamente para melhorar as condições de contrato. Mas não houve acordo até o momento.

Uma comissão foi anunciada entre Minas Arena, Governo de Minas Gerais e os três clubes da capital, mas nenhuma ação foi divulgada até o momento também. O ge questionou o Estado sobre algum trabalho já realizado da comissão, mas foi informado que ainda está sendo marcada uma reunião entre as partes.

A última partida recebida no Mineirão foi o 3 a 0 do Atlético-MG sobre o Cuiabá pelo Brasileiro 2022. O Cruzeiro atuou, pela última vez, no 3 a 2 sobre o CSA, no jogo da entrega da taça da Série B. Desde então, não houve mais jogos no Mineirão.

No Campeonato Mineiro, o Galo mandou três jogos no Independência, mesma quantidade de jogos que o estádio recebeu do Cruzeiro até o momento. O América manda somente jogos no estádio do Horto.

Na última semana, o Mineirão informou que está aberto ao diálogo com os clubes em nota oficial (veja no fim da reportagem). Para a temporada, o estádio tem apenas dois jogos garantidos até o momento: o clássico do Mineiro e o encontro entre o Galo e o Carabobo pela segunda fase preliminar da Libertadores, na próxima quarta.

Sobre o Atlético-MG, a administração informou que une “esforços para que as partidas aconteçam no estádio” e que as datas previstas de Copa do Brasil e Libertadores, “mesmo sem a confirmação de classificação de fases, estão reservadas, podendo ocorrer, em alguns casos, simultaneamente a eventos ou com setores bloqueados, como já aconteceu em ocasiões anteriores.”

Já sobre o Cruzeiro, que anunciou publicamente ter rompido com a administração, o Mineirão disse que “continua aberto a dialogar e adaptar sua agenda para receber partidas do clube quando houver desejo e disponibilidade”. Além disso, “ressalta que há datas disponíveis ao longo do ano para receber jogos do Cruzeiro que não conflitam com eventos anteriormente marcados”.

3 visualizações0 comentário
bottom of page