Medicamento custa em torno de R$ 7 milhões e é considerado o mais caro do mundo. Anny Tereza Moscôso, de 2 anos, tem doença genética que afeta desenvolvimento motor.
G1-Goiás
Anny Tereza Moscôso, bebê com AME, em Goiás — Foto: Reprodução / Redes sociais Janielly Moscôso
Aos 2 anos, Anny Tereza Moscôso, que foi diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME), recebeu nesta semana a medicação que a família reivindicou na Justiça. Seis meses após o início do processo para que a União custeasse o tratamento, ela recebeu o Zolgensma, que custa em torno de R$ 7 milhões e é considerado o medicamento mais caro do mundo. A notícia comoveu internautas que a acompanham nas redes sociais.
A decisão judicial foi publicada em abril. Após os trâmites para a compra do medicamento, ele foi liberado para Anne no fim de julho, de acordo com a mãe, Janielly Moscôso. A menina recebeu a medicação na quarta-feira (31), depois de se recuperar de uma pneumonia, em um hospital de Brasília (DF).
A medicação foi recebida de forma intravenosa, por meio de um cateter que foi colocado do braço até o coração da criança. A mãe informou que o procedimento durou uma hora e que ela ficou observação, mas, até o momento, não apresentou efeitos colaterais.
A família, que mora em Cristalina, no Entorno do DF, deve ficar em Brasília até terça-feira (6) para o devido acompanhamento.
Nas redes sociais, a notícia comoveu seguidores. “Meu Deus, que notícia maravilhosa. Renascimento pra você anjinho”, disse uma internauta. “Pequena Anny, que Deus sempre cuide de você e da sua família. Você é uma princesinha muito abençoada!”, afirmou outra seguidora.
Comments