top of page

Marcelo Bielsa aceita proposta e será novo técnico do Uruguai

Globo Esporte


"El Loco" está de volta. O técnico argentino Marcelo Bielsa, de 67 anos, vai ser o novo treinador da seleção do Uruguai. A informação foi divulgada por diferentes veículos da imprensa uruguaia e argentina, como os jornais Olé e Ovación e a emissora TyC Sports. O anúncio oficial deve ocorrer na próxima semana.

Bielsa estava livre no mercado desde que foi demitido do Leeds United, em fevereiro do ano passado. O experiente técnico argentino negocia com a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) desde março. Esta semana, ele e seus auxiliares aceitaram a oferta e devem assinar contrato em breve.

O argentino irá para o Uruguai com dois auxiliares, dois analistas de desempenho e um fisiologista. A nova comissão técnica do Uruguai deve receber cerca de US$ 4 milhões (R$ 19,7 milhões) anuais, segundo o jornal Ovación.

“El Loco” assumiria a Celeste até o final das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com renovação automática em caso de classificação ao Mundial. O primeiro grande desafio será a Copa América de 2024, nos Estados Unidos.

Bielsa também teria se oferecido para treinar o time sub-23 do Uruguai no Pré-Olímpico do ano que vem, que vale vaga para os Paris 2024. A AUF, no entanto, ainda avalia a situação.

Campeão olímpico em 2004, Bielsa comandou outras duas seleções em sua carreira: a Argentina, entre 1998 e 2004, e o Chile, entre 2007 e 2011. Nos anos 1990, foi vice-campeão da Libertadores e duas vezes campeão argentino com o Newell's Old Boys.

Na Europa, comandou Espanyol (1998), Athletic Bilbao (2011 a 2013), Olympique de Marselha (2014 a 2016), Lille (2017 a 2018) e Leeds United (2018 a 2022). Bielsa foi o responsável por levar o time inglês de volta à Premier League depois de 16 anos, mas deixou o clube após uma sequência ruim de resultados na temporada 2021/22. Recentemente, ele rejeitou uma proposta do Everton.

A expectativa é "El Loco" faça a convocação para os amistosos de junho do Uruguai. A lista deve ser divulgada até o dia 26 de maio. A Celeste encara duas seleções da Concacaf no Centenário no próximo mês: pega Cuba, no dia 14, e a Nicarágua, no dia 20. Os dois jogos devem ser os primeiros de Marcelo Bielsa no novo trabalho.

O Uruguai foi comandado pelo interino Marcelo Broli nos amistosos de março mês, com empate por 1 a 1 com o Japão e vitória por 2 a 1 contra a Coreia do Sul. Comandante na Copa do Mundo, Diego Alonso foi demitido após a queda da Celeste ainda na fase de grupos do torneio no Catar.

4 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page