top of page

Locais de prova do Enem 2023 já estão disponíveis para consulta

O Cartão de Confirmação contém informações essenciais para a realização das provas, e Inep recomenda sua impressão


Olha Goiás


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Este documento, agora disponível na Página do Participante, é vital para o planejamento dos candidatos, uma vez que contém informações como o número de inscrição, data, hora e local das provas, além de indicação de direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos levem o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias de realização do Enem, que ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro.


Abaixo, apresentamos um guia passo a passo para acessar e imprimir este importante documento:

  • O inscrito deve acessar a Página do Participante e selecionar o botão “Página do Participante - Entrar com gov.br”.

  • Em seguida, deve utilizar o login único do gov.br e clicar em “Continuar”.

  • Já na Página do Participante, à esquerda da tela, o candidato deve clicar em “Local de Prova”.

  • Após seguir os passos anteriores, deve clicar no ícone em azul, apresentado pelo assistente virtual (Local de Prova).

  • O Cartão de Confirmação de Inscrição será aberto pelo sistema. Para imprimir, basta descer a tela até o final da página e clicar no botão “Imprimir”.

Lembrando que o local de prova não pode ser alterado.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um instrumento para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica no Brasil.


Em mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam as notas do Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos. Além disso, essas notas são fundamentais para o acesso a auxílios governamentais, como o oferecido pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Os resultados individuais do Enem também têm relevância internacional, sendo aceitos em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que mantêm convênios com o Inep. Estes acordos facilitam o acesso de estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em terras lusas.

269 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page