João Fonseca vira o nono melhor brasileiro na história do ranking mundial masculino
- pereiraalves4
- 18 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Carioca de 18 anos alcança 44ª posição da classificação da ATP, iguala Flávio Saretta, que obteve o posto em 2003, e fica perto do top 5 dentre os tenistas do Brasil
GE

João Fonseca vai ser confirmado oficialmente na próxima terça-feira como número 44 do mundo e irá atingir o melhor ranking da promissora carreira. Aos 18 anos de idade, o carioca já é o nono melhor homem brasileiro em todos os tempos, igualando o posto obtido por Flávio Saretta, em 2003.
João, que soma 1.095 pontos, tem tudo para, em breve, subir ainda mais na lista dos melhores brasileiros da história do ranking da ATP, pois ele não defenderá pontos no próximo compromisso: o US Open, quarto e último Grand Slam da temporada, que vai acontecer entre os dias 24 de agosto e 7 de setembro, em Nova York.
Assim, o prodígio poderá galgar mais posições e até passar Carlos Kyrmayr, 36º em 1981, Jaime Oncins, 34º em 1993, e Marcos Hocevar, 30º em 1983, ficando bem perto do top 5.
Mais jovem brasileiro a já ter sido top 50, feito obtido em julho, João vem obtendo outras marcas importantes por conta da sua precocidade. Ele também é o mais jovem integrante do atual top 100 mundial e o segundo mais novo do top 200. O aniversário de 19 anos de idade está bem próximo. Será na próxima quinta-feira, quando Fonseca estará em treinamentos para o US Open.
João começou esta temporada 2025 como número 145 do mundo. Após vencer o top 10 Andrey Rublev pela primeira rodada do Aberto da Austrália, ele entrou no top 100. Em fevereiro, o garoto conquistou o ATP 250 de Buenos Aires e entrou no top 70.
A partir daí, Fonseca foi subindo no ranking com campanhas importantes, como o título do Challenger 175 de Phoenix, além das terceiras rodadas em Roland Garros e Wimbledon.
– Cada semana que passa no circuito, eu vou aprendendo mais e vendo onde tenho que evoluir. Seguimos trabalhando e aprendendo – disse João, na última segunda-feira, após ser eliminado na terceira rodada em Cincinatti.






.png)




Comentários