João Fonseca brilha na Basileia e chega à primeira final de ATP 500 da carreira
- pereiraalves4
- 25 de out. de 2025
- 1 min de leitura
Aos 19 anos, jovem tenista é o primeiro brasileiro a disputar a decisão de um ATP 500 e o quinto mais novo finalista do mundo em torneios deste nível
GE

João Fonseca brilhou em quadra, na tarde deste sábado, ao vencer o espanhol Jaume Munar, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(4) e 7/5, pelas semifinais do torneio na Basileia. Com o feito, o brasileiro avançou à primeira final de ATP 500 de sua carreira e tornou-se o quinto finalista mais jovem da história neste nível de torneio. Em busca do título inédito, o jovem tenista de 19 anos vai enfrentar o espanhol Alejandro Fokina, neste domingo, a partir das 11h.
O brasileiro, que já venceu um ATP 250, em Buenos Aires, em fevereiro, garantiu neste sábado a primeira final do Brasil no simples em um ATP 500 - contando a partir de 2009, quando o tipo de torneio ganhou essa nomeação. Na campanha do torneio suíço até a semifinal, o brasileiro bateu o francês Giovanni Perricard, o tcheco Jakub Mensik, por desistência, e o canadense Denis Shapovalov.
Com o resultado, João Fonseca sobe para a 34ª colocação do ranking em tempo real da ATP e pode furar a bolha do top 30, caso seja campeão no próximo domingo. O brasileiro é o quarto finalista mais jovem a alcançar a final do torneio e o quinto mais jovem da história a disputar a decisão de uma competição de nível ATP 500, desde que essa categoria foi criada, em 2009.






.png)




Comentários