João Fonseca bate italiano e conquista primeira vitória do Time Mundo na Laver Cup de 2025
- pereiraalves4
- 20 de set.
- 2 min de leitura
Brasileiro tem boa atuação em estreia na competição, encanta o capitão Andre Agassi e supera Flavio Cobolli por 2 sets a 0
GE

João Fonseca não tem medo dos grandes palcos. Aos 19 anos, se tornou o tenista mais novo a vencer um jogo para o Time Mundo na Laver Cup, prestigiada competição que tem Roger Federer como um dos embaixadores.
Na noite de sexta-feira (19), em San Francisco, nos Estados Unidos, o brasileiro derrotou o italiano Flavio Cobolli por 2 sets a 0 – parciais de 6/4 e 6/3. Assim, garantiu o primeiro triunfo da equipe mundial na edição de 2025, enquanto o Time Europa já levou a melhor em três partidas.
– É um prazer estar aqui, diante de muitas lendas do esporte, em um estádio incrível, com uma torcida fantástica. Agradeço a todos que vieram apoiar. Para mim, significa muito jogar nesta quadra. Estou bem feliz – celebrou Fonseca, logo após a vitória no ginásio Chase Center, casa do Golden State Warriors, franquia da NBA.
A estreia na Laver Cup foi o segundo encontro entre Fonseca e Cobolli. Em junho, no ATP 500 de Halle, o italiano de 23 anos, número 25 do mundo, venceu de virada, por 2 a 1. O roteiro desta sexta, porém, seguiu outro rumo. O brasileiro, 42º do ranking da ATP, até saiu atrás no primeiro set, mas conseguiu duas quebras em sequência e fechou em 6 games a 4. Na segunda parcial, João também levou vantagem nas quebras (2 a 1) e fez 6 a 3.
– Meu time me ajudou muito a continuar positivo durante a partida. Eu estava um pouco mais nervoso do que de costume. Aí comecei a falar com Andre (Agassi) e o restante da equipe – relatou Fonseca.
Devido ao bom desempenho, o brasileiro teve a torcida a favor em San Francisco. Os lances de destaque de João levantaram até mesmo o histórico Andre Agassi, capitão do Time Mundo, que celebrou efusivamente alguns pontos. Ainda no primeiro set, logo depois de devolver uma quebra, o tenista de 19 anos teve o nome gritado por Agassi e pelos companheiros de equipe.
João Fonseca, primeiro brasileiro a disputar a Laver Cup, foi o responsável por dar um respiro ao Time Mundo na edição de 2025. O Time Europa venceu três das quatro partidas do dia de abertura do torneio.
O norueguês Casper Ruud derrotou Reilly Opelka, dos EUA, por 2 sets a 0, e o tcheco Jakub Mensik fez 2 a 1 sobre Alex Michelsen, também dos Estados Unidos. Nas duplas, o espanhol Carlos Alcaraz e Mensik superaram os americanos Taylor Fritz e Michelsen (2 a 0).
A Laver Cup, que tem confrontos entre tenistas europeus e desafiantes de outras partes do mundo, se estenderá até o domingo (21), com quatro jogos por dia – três de simples e um de duplas.
O sistema de pontuação varia: as vitórias na sexta-feira valem um ponto, no sábado, dois, e no terceiro dia de competição, três. A primeira equipe que atingir 13 pontos se tornará campeã. As partidas não contam para o ranking da ATP, e Fonseca poderá voltar à quadra no domingo.
Até hoje, já foram realizadas sete edições da competição. O Time Europa está na frente, com cinco títulos, contra dois do Time Mundo.

.png)











Comentários