top of page

Jornalistas são condenados por calúnia e difamação contra promotor de Justiça em Goiás

Postagens em 2019 contra promotor foram consideradas caluniosas pela Justiça



Mais Goiás

ree




Dois jornalistas foram condenados pela Justiça em Goiás por crimes de calúnia e difamação praticados contra o então promotor de Justiça Fernando Aurvalle da Silva Krebs, hoje procurador de Justiça. A decisão atende a pedido do Ministério Público de Goiás (MPGO). As penas aplicadas foram de 1 ano e 24 dias de detenção para Cleuber Carlos do Nascimento e de 3 meses e 20 dias de detenção para Cristiano Livramento da Silva. Além disso, eles terão de reparar os danos causados à vítima.


O caso aconteceu em 2019, quando Cleuber publicou um texto em seu blog acusando falsamente o promotor de ter agido de forma ilegal em uma denúncia de improbidade administrativa. Segundo a Justiça, as acusações eram mentirosas e tinham como objetivo atacar a reputação do membro do MP. No mesmo dia, Cristiano divulgou o material em seu próprio blog, ampliando a propagação das ofensas.


Na sentença, o Judiciário destacou que não houve qualquer prova de perseguição ou interesse pessoal por parte do promotor, mas apenas a atuação normal de sua função pública. O texto ressalta ainda que Cleuber usou de sua profissão para atacar injustamente a imagem do promotor, enquanto Cristiano reforçou os ataques ao compartilhar o conteúdo.


A Justiça também lembrou que a liberdade de imprensa é um direito constitucional, mas que não é absoluta, podendo ser limitada em situações de abuso, como nos casos de calúnia, difamação ou injúria. Para o Judiciário, os ataques configuraram crimes e feriram direitos fundamentais da vítima.

Comentários


bottom of page