top of page

João Fonseca busca primeira vitória na grama em torneios da ATP

Brasileiro estreia no ATP 500 de Halle, na Alemanha, em busca do primeiro triunfo na grama em torneios de primeiro nível; únicas vitórias foram em Challengers, competições com pontuação menor



GE




O brasileiro João Fonseca estreia, nesta terça-feira, por volta das 8h (de Brasília), no ATP 500 de Halle, na Alemanha, seu primeiro torneio na grama em 2025. Depois da temporada de saibro, em que não começou tão bem, mas conseguiu alcançar a terceira rodada de Roland Garros, os torneios agora são em outro tipo de piso: a grama, em preparação para Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada, a partir de 30 de junho.


Em torneios de primeiro nível, João Fonseca não tem vitórias na grama. Ano passado, caiu na estreia em Halle diante de James Duckworth por 2 a 0, parciais de 6/4 e 6/4. Como não tinha ranking para entrar na chave principal de Wimbledon, teve que jogar o qualificatório, em que foi eliminado na estreia pelo espanhol Alejandro Cañas por 2 sets a 1 de virada com parciais de 4/6, 6/3 e 7/6 (12/10).


A grama costuma ser um jogo muito rápido, com a bola quicando baixo. Isso favorece os melhores sacadores e quem consegue subir à rede para fazer voleios. É um piso mais traiçoeiro, já que a bola escorrega bastante após os quiques, e a grama costuma ficar desgastada nas rodadas finais dos torneios.


As vitórias de João na grama vieram em Challengers, torneios de pontuação menor do circuito do tênis. Ano passado, passou por Kyle Edmund por 2 a 0 na estreia do Challenger de Surbiton, e depois foi eliminado na segunda rodada pelo americano Brandon Nakashima. Em Nottingham, eliminou o bósnio Damir Dzumhur, e perdeu para o anfitrião Billy Harris.


Na semana que vem, João jogará em Eastbourne, na Inglaterra, em um ATP 250. Por fim, tem o Grand Slam de Wimbledon, a partir de 30 de junho.



Comments


bottom of page