top of page

Inscrições para o Enem 2024 se encerram nesta sexta-feira (7)

Os candidatos devem se inscrever até 7 de junho e estar atentos aos prazos e formas de pagamento da taxa de inscrição


Olha Goiás




As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 estão prestes a se encerrar, com prazo final marcado para a próxima sexta-feira, dia 7. Este é o momento derradeiro para os interessados garantirem a participação no exame que é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no país.


Para se inscrever, é necessário acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta Gov.br. Além disso, aqueles que necessitam de atendimento especializado ou tratamento por nome social também devem realizar os pedidos até o mesmo prazo de inscrição. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro deste ano.


O valor da taxa de inscrição, que é de R$ 85 e pode ser paga de diferentes formas, como boleto, pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança. O prazo para efetuar o pagamento se estende até o dia 12 de junho.


No Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública causada pelas enchentes, a população terá um prazo estendido para se inscrever no exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá divulgar um calendário específico para esses casos. Além disso, os moradores de municípios gaúchos têm direito à isenção da taxa de inscrição.


O Enem, criado em 1998, tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Os resultados da prova são utilizados como critério de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem aceitos em instituições privadas e em países de língua portuguesa com os quais o Brasil possui acordos.


É importante ressaltar que mesmo os estudantes que não concluíram o ensino médio podem participar do Enem na condição de treineiros, utilizando o exame como uma oportunidade de autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

5 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page