top of page

Inscrições para Exame Nacional de Residência estão abertas até 14 de setembro

Os interessados em participar devem efetuar as inscrições até o dia 14 de setembro


Olha Goiás


Graduados em Medicina e em diversas áreas da saúde que buscam iniciar uma jornada na residência médica têm até o dia 14 de setembro para efetuarem as inscrições no Exame Nacional de Residência (Enare) 2023/2024.


Esta oportunidade, promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entidade estatal ligada ao Ministério da Educação (MEC), dispõe de um total de 5.096 vagas, distribuídas em 114 instituições em todo o território nacional. Desse quantitativo, 3.151 vagas são destinadas à área médica e 1.945 vagas contemplam a modalidade multi e uniprofissional.


As provas do Enare estão agendadas para serem aplicadas no dia 29 de outubro, abrangendo todas as capitais estaduais, bem como 26 cidades-polo estratégicas situadas no interior do país.


A Ebserh, responsável pela gestão de 41 hospitais universitários federais em todo o Brasil, tem desempenhado um papel fundamental na formação de residentes. Inspirada por essa experiência exitosa e consciente dos méritos inerentes à atuação em rede, a Ebserh concebeu o Exame Nacional de Residência.


Este, considerado o principal exame na esfera nacional, traz consigo uma série de vantagens para os candidatos, dentre as quais se incluem custos acessíveis e padronizados, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e em algumas cidades-polo, além da possibilidade de escolha do local para cursar a residência, entre outros benefícios.

O processo de classificação no Enare segue um modelo similar ao adotado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no qual os candidatos recebem as notas nas especialidades escolhidas após a realização das provas, empregando-as posteriormente na indicação de seus locais de preferência para atuação.

Os interessados em participar devem efetuar as inscrições até o dia 14 de setembro, por meio do site oficial do Enare, o qual centraliza todas as informações pertinentes, incluindo editais, listagem de vagas disponíveis, orientações sobre documentos necessários e instruções para submissão de laudos. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 310 para a área médica e R$ 195 para a área multi e uniprofissional.

No caso da residência médica, os candidatos devem indicar a especialidade de sua preferência durante o processo de inscrição. Após a conclusão das provas, será requerido que optem pelo local onde desejam realizar a residência, de acordo com a pontuação alcançada. Um período determinado é destinado à primeira rodada de escolhas, permitindo que cada candidato registre sua preferência.


As pontuações mais elevadas têm precedência sobre as mais baixas, ditando, ao término desse período, a ocupação das vagas. Uma etapa subsequente oferecerá oportunidades para preencher eventuais vagas remanescentes.


Na categoria multi e uniprofissional, os candidatos indicam suas áreas de formação durante o processo de inscrição. As vagas contemplam profissionais graduados em educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Após a realização das provas, os candidatos aprovados poderão selecionar o local onde desejam cursar a residência, conforme suas respectivas pontuações.

5 visualizações0 comentário
bottom of page