top of page

Inscrições do Enare foram prorrogadas até 19 de setembro

A maior edição do exame conta com mais de 5 mil vagas; e a prova objetiva está prevista para 29 de outubro


Metrópoles



As inscrições do Enare (Exame Nacional de Residência) 2023/2024 foram prorrogadas até as 23h59min (horário de Brasília/DF) do dia 19 de setembro de 2023. Com isso, o prazo para fazer o pagamento da taxa de inscrição se estenderá até 20 de setembro.


O exame é feito pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto AOCP.


Trata-se de um processo seletivo centralizado que oferta vagas de programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional e Uniprofissional (demais profissionais de saúde) em diversas instituições públicas e privadas do país.


A 4ª edição do Enare, que neste ano está com o slogan “Do tamanho do Brasil”, conta com 5.096 vagas distribuídas em 114 instituições no país, entre elas entidades vinculadas ao Ministério da Saúde, hospitais das Forças Armadas, órgãos com outros vínculos públicos e privados sem fins lucrativos. São 3.151 vagas para Residência Médica e 1.945 vagas de Residência Uni e Multiprofissional em todos os estados.


Os programas oferecem especialidades para várias profissões da Saúde, como fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos, entre outros, incluindo médico veterinário e educador físico; e têm duração entre dois e cinco anos, no caso da Residência Médica, e uma média de dois anos para as residências Multi e Uniprofissional.


As chamadas residências são treinamentos qualificados, em uma estrutura teórica e prática, que atendem as mais variadas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante esse período, os residentes são remunerados com uma bolsa de mais de R$ 4.100 dos entes financiadores, pois a dedicação é integral. No fim, eles recebem o título de especialistas.

4 visualizações0 comentário
bottom of page