top of page

Início do ano letivo em Goiás: 450 mil estudantes voltam às aulas nesta segunda

A rede Estadual de Educação se prepara para o início das atividades pedagógicas e implementa novas ações para o ano letivo de 2024




Olha Goiás




O ano letivo de 2024 na rede estadual de Educação de Goiás terá início nesta segunda-feira (22), marcando o primeiro dos 201 dias letivos planejados. Cerca de 450 mil estudantes aguardam o retorno às salas de aula, seguindo o Calendário Escolar aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).


Antecipando o início das aulas, os profissionais da Educação já retomaram suas atividades nesta semana, se dedicando ao planejamento das atividades pedagógicas e à organização das ações de acolhimento aos estudantes.


A partir desta segunda-feira, os alunos da rede pública estadual receberão os kits de uniformes e materiais escolares, uma iniciativa do Governo de Goiás implementada desde 2021. Destaque para as capas dos cadernos universitários deste ano, que apresentam figuras representativas da cultura e história de Goiás, bem como as belezas do Cerrado.


Além disso, estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio serão contemplados com chromebooks, computadores entregues em regime de comodato com o objetivo de auxiliar nas atividades escolares.


Bolsa Estudo ampliada


A Bolsa Estudo, implementada em 2021 para estudantes do ensino médio, será estendida aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a partir deste ano. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destinará, a partir de fevereiro de 2024, dez parcelas mensais no valor de R$ 111,92 a esses alunos. Para serem elegíveis, os estudantes devem manter uma frequência mínima de 75% e alcançar uma média bimestral mínima de 6,0 nas aulas e atividades escolares.


Novas modalidades 


O ano letivo em 23 unidades escolares da rede estadual traz novidades. Dezesseis escolas de tempo regular passam a ofertar Educação em Tempo Integral, enquanto sete unidades se tornam Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs).


Além disso, os 14 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) que integram o projeto Jornada para o Futuro, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), oferecerão a oportunidade para os estudantes cursarem a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de forma concomitante com o Ensino Médio, proporcionando uma formação mais abrangente e alinhada às demandas do mercado. 

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page