top of page

Homem é preso em flagrante por provocar incêndio próximo ao Parque Estadual de Nova Roma

Uma moto abandonada e uma mangueira, usada para iniciar os focos de incêndio, foram encontrados no local.





Mais Goiás

ree




Um homem de 54 anos foi preso em flagrante suspeito de provocar um incêndio em uma área de vegetação nas proximidades da GO-241, na região Nordeste de Goiás. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo ameaçava se alastrar em direção ao Parque Estadual de Nova Roma e comunidades rurais do local. O caso aconteceu na terça-feira (20/8).


Os militares foram acionados juntamente com a brigada do parque, e detectaram os focos ativos na vegetação, além de diversos pontos de incêndio próximos aos povoados de Ouro Minas e Magalhães. O combate às chamas foi iniciado com o auxílio de drones e viaturas especializadas.


Durante a operação, as equipes localizaram uma motocicleta abandonada e uma mangueira preta, usada para iniciar focos de incêndio de forma criminosa. Pouco depois, um homem se apresentou como proprietário do veículo e afirmou estar realizando um ‘fogo contra fogo’, prática proibida por lei e sem autorização dos órgãos competentes.


Diante da constatação, a Polícia Militar foi acionada e o suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante com base no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, que criminaliza a prática de provocar incêndio em mata ou floresta. O caso segue sob investigação pelas autoridades ambientais e policiais.


Estiagem aumenta o risco de incêndios em vegetação


A prática do fogo contra fogo é utilizada no combate a incêndios florestais ou em áreas de vegetação. Consiste em atear fogo em uma faixa de terreno estrategicamente definida, com o objetivo de criar uma barreira que impede o avanço do incêndio principal.


A semana em Goiás está sendo marcada por calor intenso, com temperaturas que chegam a 38ºC na região oeste, por exemplo, e umidade relativa do ar abaixo dos 20%. Diante dessa situação, a vegetação fica cada vez mais seca e, segundo o Corpo de Bombeiros, isso cria condições para a propagação de incêndios em áreas de vegetação.


Por conta disso, a corporação faz um apelo à população para que não coloquem fogo em terrenos e lotes. “Qualquer pequena porção de fogo nesse período pode se tornar um grande incêndio”, reforça o Tenente Coronel Luiz Eduardo Machado Lobo. Denúncias podem ser realizadas pelos números: 193 (Corpo de Bombeiros), 197 (Polícia Civil) e 190 (Polícia Militar).



Comentários


bottom of page