top of page

Homem perde R$ 20 mil ao tentar comprar veículo pela OLX, em Mineiros

Daliana Oliveira - Rádio Verde Vale FM


Um homem de 33 anos foi vítima de um estelionato popularmente batizado como “golpe do intermediário”, ao tentar comprar um veículo pela OLX, em Mineiros (GO). O prejuízo foi de R$ 20 mil.

Segundo o relato, a vítima se deparou com o anúncio do veículo no site da OLX, e entrou em contato com o suposto vendedor para obter mais detalhes. No entanto, a vítima não sabia que o anúncio tinha sido clonado.

Por trás dele, estava um estelionatário, que acabou enganando não apenas o comprador, mas também o verdadeiro vendedor do veículo.


Entenda como funciona o golpe


Nesse golpe o criminoso faz uma intermediação não autorizada de um produto para enganar o verdadeiro vendedor e o comprador. O golpista procura em um site ou aplicativo um anúncio verdadeiro, por exemplo: um veículo. Posteriormente, entra em contato com o vendedor fingindo interesse pelo produto. Nesse momento ele aproveita para fazer perguntas para tornar o golpe ainda mais verdadeiro.

Em seguida ele cria um falso anúncio com as mesmas características do veículo, inclusive com a mesma foto, porém com preço bem mais baixo. Atraído pela proposta, o comprador entra em contato com o anúncio falso e fala com o golpista. Em seguida o criminoso arranja o encontro entre o verdadeiro vendedor e o comprador para que ele veja o veículo pessoalmente.

Para que ninguém toque no assunto do preço, o criminoso cria a seguinte estratégia: para o vendedor, ele diz que quem vai ver o produto é uma pessoa que está lhe devendo dinheiro; já para o vendedor, ele diz que quem vai junto na intermediação é um parente próximo, como um primo. Com essa desculpa ele pede que nenhuma das partes fale sobre o valor do produto.

Fechado o negócio, o comprador transfere o dinheiro para o falso vendedor que some após o pagamento. Quando as vítimas (vendedor e comprador) percebem o golpe, geralmente é tarde demais.

60 visualizações0 comentário
bottom of page