top of page

Holanda x Argentina: Van Dijk foge de rivalidade em reencontro com Messi após virada em 2019

Globo Esporte

Van Dijk tenta impedir a progressão de Messi em Liverpool 4x0 Barcelona — Foto: Getty Image


Um dos melhores zagueiros do mundo nos últimos anos contra o cinco vezes eleito melhor jogador do planeta. Virgil Van Dijk e Messi travarão mais um duelo em campo pelas quartas de finais da Copa do Mundo. O zagueiro foi perguntado sobre a rivalidade construída contra o argentino nos últimos anos, sobretudo após 2019, mas preferiu não polemizar.

O duelo direto entre o zagueiro e o atacante pode não ser o centro das atenções na partida. Mas, certamente, é um bom fator para acompanhar o jogo. É que a dupla já se encontrou em algumas ocasiões em partidas importantes pelos clubes. Uma delas, em um Liverpool e Barcelona, pela semifinal da Liga dos Campeões, em 2019.

Messi ainda era jogador do Barcelona, e Virgil já defendia as cores do Liverpool. O confronto foi marca da queda de resultados e desempenho do clube catalão, após virada histórica dos Reds em Anfield.


Jogo da ida


3 a 0 para o Barcelona, no Camp Nou. Messi foi decisivo, para variar. Fez dois dos gols. Marcou em cobrança de falta espetacular e, na ocasião, atingiu os 600 tentos com a camisa do Barça. Van Dijk não foi capaz de anulá-lo.

O Barcelona poderia perder por até dois gols de diferença na volta. O time que já estava cambaleando na temporada tinha a oportunidade de superar o início de uma má fase com um passaporte para a final do principal torneio entre clubes da Europa.


Jogo da volta


O jogo da volta foi mais estudado, com mais preocupações com a defesa, nos dois lados. Van Dijk precisava trabalhar mais. E conseguiu, junto com os companheiros, anular o Barcelona que já não tinha tanta força há alguns meses. O resultado foi a virada histórica dos Reds. 4 a 0 em Anfield, que classificou o Liverpool à final.


Duelo em Copas


Como Van Dijk mesmo disse, o confronto das quartas de final da Copa do Mundo não se resume apenas à dupla. Argentina e Holanda fazem, tradicionalmente, jogos duros e dramáticos em Copas do Mundo.

A disputa individual entre a dupla pode, certamente, mudar a história do jogo. Superar Van Dijk (em não tão boa fase) significa para Messi estar mais perto do gol. Parar Messi significa para Van Dijk segurar o melhor jogador da Argentina e ajudar a evitar o gol. Mas, também é preciso considerar os outros 20 que estarão em campo para facilitar e dificultar o trabalho dos dois.

7 visualizações0 comentário
bottom of page