Hemocentro de Goiás faz alerta sobre baixo estoque de sangue de fator negativo
- pereiraalves4
- 3 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h
Mais Goiás
A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) faz um alerta sobre o baixo estoque de sangue, especialmente, dos tipos negativos: A -, B -, O – e AB -. Essa redução afeta de forma direta o atendimento de 223 unidades de saúde do estado. Por conta disso, o Hemocentro faz um apelo por doações.
A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais explica que os tipos de sangue de fatores negativos são os mais utilizados em situações de emergência.
“Apesar do estoque do Hemocentro estar em um nível seguro, estamos com déficit de 22%. Por isso, pedimos o apoio da população, para que quem ainda não veio fazer sua doação nesses últimos três meses, ou ainda não é doador, que venham doar. É um gesto simples, rápido, mas que é capaz de salvar até quatro vidas. O tempo entre a triagem e a coleta dura menos de uma hora”, ressalta.
Doação de sangue: como fazer?
Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Nas unidades localizadas no interior (Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu), o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.As doações devem ser agendadas pelo email hemocentro.captacao@idtech.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.
Além da doação de sangue, no Hemocentro de Goiânia e de Rio Verde, os voluntários também podem agendar uma doação de plaquetas.
Comments