top of page

Guardas civis começam a fiscalizar e multar motoristas infratores em Goiânia

Ao todo, 100 guardas realizaram um curso preparatório e vão atuar na área. Convênio entre a Guarda Civil Metropolitana e o Detran tem duração de cinco anos.


G1-Goiás

Viaturas da GCM de Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/Prefeitura de Goiânia


Cem agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia começaram a fiscalizar e multar motoristas infratores. Para atuarem na área, os guardas civis realizaram um curso preparatório em 2022.


A parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran GO) e a GCM foi firmada durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã da última segunda-feira (13), no auditório do Detran.


O convênio entre as duas instituições tem o objetivo de contribuir nas ações de combate aos crimes de trânsito e intensificar a aplicação de políticas públicas que melhorem a mobilidade urbana. A medida tem duração de 60 meses, ou seja, cinco anos.


O Wellington Paranhos, comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, explicou que antes os guardas civis, ao se depararem com uma infração de trânsito, já podiam levar o infrator para a delegacia, mas era necessário ter uma viatura do Detran ou da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) para fazer a autuação e o recolhimento do veículo.


Agora, com os cem guardas civis atuando na área, vão economizar dinheiro público e otimizar o trabalho.


Atuação

Entre as funções, os guardas civis agora podem:

  • Fiscalizar, autuar e aplicar medidas administrativas de trânsito de forma isolada ou conjunta com os agentes do Detran;

  • Programar atividades de fiscalização e operações voltadas ao trânsito urbano;

  • Coletar os dados estatísticos de acidentes de trânsito urbano;

  • Planejar ações visando a redução dos acidentes de trânsitos de forma significativa;

  • Planejar e participar, em conjunto com o Detran, de campanhas publicitárias voltadas para a educação de trânsito.

Neste primeiro momento, os cem guardas civis que fizeram o curso vão atuar com as mesmas atribuições dos agentes da SMM. Entretanto, a GCM já se colocou a disposição para treinar outros mil guardas.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page