top of page

Grupo goiano é preso por extorquir vítimas de roubo em 10 estados

Estelionatários entravam em contato com vítimas de roubo com a promessa de que devolveriam as cargas mediante pagamento



Jornal Opção

Operação foi realizada entre PC e PRF | Foto: Divulgação



Um grupo de estelionatários especializados em extorquir vítimas de furto e roubo de cargas e veículos foi preso nesta terça-feira, 16, durante operação conjunta entre a Polícia Civil (PC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A organização criminosa goiana é suspeita de aplicar golpes em pelo menos 10 estados brasileiros. 


Neste primeiro momento, foram presas três pessoas e um menor, de 16 anos, acabou apreendido. O adolescente foi apontado como o “caixa” da organização, responsável por receber os valores extorquidos. 


De acordo com as investigações, os criminosos obtinham informações acerca de roubos de veículos ou cargas ocorridos nas últimas horas e passavam, então, a manter contato com as vítimas, afirmando estar em posse dos bens roubados e exigindo dinheiro para devolvê-los. O grupo criminoso aproveitava o fato de que parte das vítimas não possuíam seguro dos bens subtraídos para provocar um segundo prejuízo.


Por meio de ligações telefônicas, os membros da organização se passavam até mesmo por agentes de segurança pública na tentativa de obter informações das vítimas. Em São Paulo, uma das duas vítimas identificadas, chegou a pagar R$ 15 mil aos criminosos. 


Um dos presos na operação, inclusive, seria o responsável por coagir as vítimas a realizarem as transações. O grupo é investigado por associação criminosa, corrupção de menores e estelionato. Juntas, as penas podem chegar a 17 anos de prisão. 



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page