top of page

Granizo destrói plantações e expõe risco para a produção agrícola em Goiás

Goiânia, GO - Mais Goiás


ree

Produtores de Joviânia, Rio Verde e Montividiu enfrentam perdas severas (Foto: reprodução)


As perdas provocadas pelas chuvas de granizo em municípios de Goiás acendem um alerta para os impactos na produção rural e na economia local. Segundo o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Edson Novaes, os temporais ocorreram de forma isolada, mas com alto poder destrutivo, atingindo cidades como Rio Verde, Montividiu e Joviânia, onde lavouras de soja foram destruídas, deixando produtores com prejuízos milionários e provocando queda na produção da safra 2025/2026.


De acordo com Novaes, apesar de não atingir todo o Estado, esse tipo de fenômeno exige atenção imediata. “As chuvas de granizo têm ocorrido de forma mais isolada, mas causam impactos muito severos onde atingem”, destacou. Segundo ele, a Faeg, em conjunto com os sindicatos rurais, atua diretamente na orientação aos produtores afetados.


A entidade vem auxiliando os agricultores na busca por mecanismos legais diante dos prejuízos, principalmente na renegociação e prorrogação de financiamentos. Também há orientação para que os municípios solicitem decretos de situação de emergência, facilitando o acesso a recursos.


Segundo Novaes, a Faeg também atua de forma preventiva por meio dos boletins climáticos emitidos pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), que monitoram as chuvas e alertam os produtores sobre riscos climáticos.

 
 
 
bottom of page